quinta-feira, 17 de setembro de 2015

TERREMOTOS, TSUNAMIS E MUDANÇA DE EIXO DA TERRA - LUGARES QUE PODERÃO SER MAIS AFETADOS





Setembro 16, 2015




A figura da  representa a distribuição
de terremotos no mundo
 desde 1963 a 1998. O mapa mostra
 as regiões onde ocorrem
os maiores sismos no planeta




A figura mostra o chamado
O Círculo de Fogo do Pacífico.


O Círculo de Fogo do Pacífico é formado por uma série de fossas geológicas encontradas no fundo do oceano, onde são registrados alguns dos pontos mais profundos da crosta terrestre, como a Fossa das Marianas. Sua formação está relacionada com o encontro de várias placas tectônicas, tornando essa região uma zona com forte presença de terremotos e tsunamis.

Na verdade, o Círculo de Fogo é responsável por cerca de 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões existentes em todo o planeta. Como se sabe, os tremores de terra e os vulcanismos são provenientes do encontro e da interação entre as placas tectônicas. Observe a imagem acima, ela revela a localização e a distribuição das atividades sísmicas já registradas.

No Brasil não ocorrerá maiores problemas de terremotos, nem haverá tsunamis  com a vinda das energias que estão chegando e culminando no final de setembro de 2015. Só poderão ocorrer alguns tremores em regiões onde as rochas são formadas pelo mineral basalto. O basalto não é cristalino e a tendência é a transformação do basalto em cristalino. É a mudança do DNA das rochas também.

As rochas brasileiras são formadas em sua maioria de muitos cristais de quartzo, por isso, não há o que se preocupar com maiores transformações.

Segundo o cientista o Dr Simon Aktins, o Hemisfério Norte experimentará uma aceleração maior das energias devido à maior massa de terra e magnetismo, ele diz que o hemisfério sul já está enfrentando isto, mas é mais suave e será estendido por um período longo de tempo. Também afirma o cientista que o Hemisfério Sul sofrerá mais com a falta de água e falta de chuvas.

Desta forma, os maiores terremotos e tsunamis provocados pelos intensos abalos sísmicos ocorrerão mais no Hemisfério Norte e nas áreas da região do Oceano Pacífico. 

Também ocorrerá ainda a mais a mudança do eixo da Terra por causa das intensas atividades vulcânicas que provocarão os fortes terremotos .



Por : Soninha Pereira



Mais sobre o assunto :

















Publicação : Mostradores da Luz










Nenhum comentário:

Postar um comentário